Publicidade

Fila do Ferry Boat será alterada para melhorar fluxo de veículos em Itajaí

Medida prevê uma terceira faixa, exclusiva para a fila, a partir do Centreventos

by da Redação

As filas do Ferry Boat se tornaram uma dor de cabeça para os motoristas que fazem a travessia Itajaí-Navegantes, bem como para quem trafega pela avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio. Para organizar o tráfego de veículos na região, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) elaborou uma proposta de modificação do fluxo de automóveis e estacionamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O projeto foi apresentado pela Codetran durante reunião na segunda-feira (13) e prevê a criação de uma faixa exclusiva para a fila de acesso ao Ferry Boat, bem como a otimização do trânsito para a travessia da balsa. Ainda sem prazo definido para implementação, a fila deixará de passar em frente ao Mercado Público (pela rua Felix Busso Asseburg), e será redirecionada para a rua Joinville e em seguida para a avenida Prefeito Paulo Bauer (atrás do Mercado Público). Veja o mapa abaixo. Para isso, o estacionamento na avenida Ministro Victor Konder, que atualmente é de 45º, passará a ser linear. Já as vagas da rua Joinville serão removidas para viabilizar a passagem da nova fila para o Ferry Boat. Atualmente, a rua Joinville e a avenida Prefeito Paulo Bauer possuem sentido único (em direção à Drogaria Catarinense). Com a mudança, terão sentido duplo. 

“Temos uma sobreposição com os estacionamentos do Mercado Público. Isso causa um estreitamento e, portanto, é necessário ordenar e organizar essa fila em uma primeira ação para termos mais fluidez”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky. O secretário reforça que a pasta estuda mudanças de médio e longo prazo para “transformar a região da praça Felix Busso Asseburg (atual e antigo Mercado Público) em um grande equipamento turístico para atender às necessidades culturais e gastronômicas dos turistas e moradores de Itajaí”. O objetivo é melhorar ainda mais a estrutura local. 

Já o coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, enfatiza a importância da parceria com a SEDUH para promover “ações que tornam o trânsito mais organizado e eficiente para todos, reforçando o compromisso com a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores”. 

Outra medida analisada pelos órgãos é a criação de mais uma rampa de acesso ao Ferry Boat. A NGI Sul, concessionária que administra a travessia Itajaí-Navegantes, sinalizou positivamente à proposta, que poderia facilitar a manutenção da estrutura atualmente utilizada. “Serão rodadas simulações para analisar o quanto isso é factível e se vale a pena criar essa rampa adicional. Se for algo que pode ser conciliado com a revitalização da avenida Prefeito Paulo Bauer, nós com certeza faremos. Inclusive, uma terceira rampa pode ser muito bem-vinda para atender às ambulâncias, por exemplo, que precisam ir e voltar de Navegantes”, complementa Kowalsky. 

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade