Neste sábado (18), será realizado um mutirão de limpeza e organização no entorno do Hospital Municipal Ruth Cardoso. A força tarefa terá início às 8h e irá envolver as equipes de todas as secretarias municipais. A previsão é que os trabalhos sigam até o início da tarde.
A ação é uma determinação da prefeita Juliana Pavan, após visitar as instalações do Ruth Cardoso na última sexta-feira (10), com o objetivo de verificar a atual estrutura do hospital e determinar as primeiras ações. “A situação em que nos entregaram o hospital é um desrespeito pelas vidas que passam por aqui. Vamos dar uma nova cara para o Ruth Cardoso, começando pela limpeza. A situação não é fácil, mas com o somatório de esforços vamos conseguir transformar a saúde de Balneário Camboriú”, disse a prefeita.
A secretaria de Obras também realizará mutirão de limpeza e manutenção na rua Angelina, que dá acesso ao hospital. Serão feitas melhorias nas calçadas, pintura e jardinagem.
A secretária de Saúde, Aline Leal, reforçou que muitas ações emergenciais já estão em andamento, como a parte da iluminação externa, que já está sendo executada.
Arquivos
As ações de organização e limpeza no Hospital Ruth Cardoso começaram ainda na sexta-feira (10) e sábado (11) com a retirada e organização de prontuários médicos, que estavam arquivados de forma incorreta, “amontoados” em algumas salas. Os documentos foram levados, de forma provisória, para a antiga sede da Secretaria de Segurança Pública. “Primeiro, vamos catalogar e protocolar toda essa documentação e arquivar em caixas corretas, para garantir a conservação destes documentos”, comentou a diretora-geral do Hospital Municipal Ruth Cardoso,
Andressa Hadad.
Posteriormente, o município irá abrir um processo licitatório para que os documentos seja armazenados de forma segura e adequada.
A medida foi tomada para desocupar as salas e possibilitar a limpeza a reorganização do espaço físico do hospital. Assim será possível adequar a Central de Esterilização de Materiais (CEM) e aplicação de leito de observação. “Isso é urgente pois hoje os pacientes acabam ficando alocados de forma inadequada, dormindo em poltronas e pelos corredores. Isso é inadmissível. Nosso intuito com essas ações emergenciais e provisórias é iniciar um atendimento mais organizado e humanizados à nossa população”, finaliza a secretária Aline.
Texto: Kassia Dalmagro