O Governo de Porto Belo está implementando um plano de ação de abordagem e apoio às pessoas em situação de rua. Na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria de Assistência Social, com apoio das Secretarias de Segurança Pública, Saúde e Fundação de Turismo, se reuniram para discutir medidas de abordagem que visam integrar essas pessoas aos serviços oferecidos pela rede.
Durante o encontro, foram destacadas as necessidades de um plano de ação para apoiar as pessoas em situação de rua, visando identificar suas necessidades e encaminha-los para serviços de assistência. A reunião também abordou o reforço na regularização dos catadores de reciclados, que utilizam carrocinhas, buscando o recadastro e identificação destas pessoas, verificando se estão operando de acordo com a legislação vigente.
A partir da próxima semana, a equipe começará as abordagens sociais. Em 2024, Porto Belo registrou 165 pessoas em situação de rua, o que motivou o Governo Municipal a intensificar as ações de suporte.
A reunião contou com a participação da Secretária de Assistência Social Silvana Stadler, o Secretário de Segurança Pública Osmar Moreira, a Secretária de Saúde Jainara Nórdio, Regiane Gonzalez representando a Fundação de Turismo, a Diretora de Atenção Especializada Leticia Testa, da Assistente Social do CREAS Cristiane Rodrigues, da Coordenadora do CAPS Paola Zwirtes, da Diretora da Vigilância Sanitária Jaira Dias e da Coordenadora do CREAS Daiana Bach.