O ritual do Mastro de São Sebastião movimenta duas tradicionais comunidades penhenses neste final de semana, 11 e 12. Santa Lídia (17h30 de sábado) e Armação do Itapocoróy (17h de domingo) realizam o cultural e religioso de decoração do mastro, em cerimônias públicas.
“O Mastro de São Sebastião é uma manifestação que reforça as tradições e valores da comunidade, preservando o patrimônio imaterial da cidade. Ele conecta as gerações ao passado histórico e cultural de Penha, valorizando suas raízes e reforçando o sentimento de pertencimento dos moradores”, pontua a diretora de Cultura, Aline Cavaco.
Em Santa Lídia, o evento acontece na Rua Angiolete João de Freitas, número 2.859, tendo Maria Aparecida Idalina dos Santos como promesseira. Em Armação, o ato se concentra na Praça do Baiano. As Mulheres do Terço são as responsáveis pelo evento.
Enquanto os Foliões tocam e cantam músicas tradicionais locais e iniciam as cantorias do Moçambique, com viola e tambores, as mulheres iniciam o enfeite do Mastro com ramos verdes e flores. Há distribuição de broas e da popular bebida, consertada.
MISSAS
Em Santa Lídia, a Missa à São Sebastião ocorre às 19h30 deste sábado, 11. Em Armação, o Trido Festivo será no final de semana seguinte (17, 18 e 19). A missa será dia 19, às 10h, quando ocorre a descida do mastro. Na missa, as pessoas devotas e comunidade levam massas de pão confeccionadas com as partes do corpo ou formato de seu pedido ao Santo, no qual foram atendidos. As massas são leiloadas.