A temporada de verão traz consigo uma alta no número de Doenças Diarreicas Agudas (DDA). A Secretaria de Saúde ressalta a importância de medidas preventivas durante o período. Em casos de persistência da doença, é recomendado procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima a sua residência ou recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cordeiros e São Vicente.
As Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. As DDAs são caracterizadas pela diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações. Além disso, o quadro pode ser acompanhado de sintomas como náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através de mãos contaminadas. A doença também se dissemina por meio da ingestão de água contaminada ou alimentos que não foram devidamente lavados, guardados ou cozidos.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a procura de ajuda médica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em casos mais graves. Como exemplos tem a presença de fezes pretas ou com sangue, se não houver melhora dentro de 48 horas ou apresentar sinais de desidratação: sede excessiva; boca e pele seca; dor de cabeça; tonturas e câimbras. Nas crianças o cuidado deve ser dobrado, é importante verificar a presença de olho fundo e choro sem lágrimas.
Confira as recomendações para se prevenir da doença:
– Lave as mãos com frequência, principalmente antes e depois de usar o banheiro e antes de qualquer refeição;
– Consuma somente água tratada;
– Utilize somente gelo mineral;
– Evite tomar banho em águas impróprias, fique atento à sinalização;
– Consuma alimentos em locais que tenham alvará sanitário e que possuam boa procedência;
– Evite consumir alimentos prontos para o consumo e expostos em temperatura ambiente, prefira sempre alimentos preparados na hora;
– Fique atento ao prazo de validade e às características dos alimentos;
– Observe sempre a higiene do estabelecimento, a limpeza, se há presença de insetos e organização do local;
Situação em Itajaí
Em Itajaí, o quadro de registros destas doenças está em uma escala normal. Entre os dias 01 e 05 de janeiro, o Município de Itajaí registrou 590 doenças diarreicas agudas em 9.660 atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O número de DDAs representa 6,10% dos atendimentos totais registrados no período. Os dados foram obtidos pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria Municipal de Saúde.