Em uma solenidade inovadora e com ares de informalidade, Leonel Pavan (PSD) tomou posse como prefeito de Camboriú na tarde desta quarta-feira (01), na tradicional Praça das Figueiras, no centro da cidade. O evento marcou mais um capítulo de sua extensa carreira política, que vai de vereador a governador do Estado, e trouxe a promessa de uma “gestão transparente, inovadora e profundamente conectada com os interesses da população”.
No ato, prestigiado por grande número de moradores e lideranças políticas, como a deputada estadual Paulinha da Silva (Podemos) e o deputado Carlos Humberto (PL), Pavan, acompanhado do seu vice-prefeito, Jozias Osmar da Silva (Podemos), também destacou o momento histórico para a cidade. Ele afirmou que vai colocar em prática, de forma imediata, seus projetos de governo, que consistem no fortalecimento da economia e do turismo do município, sem esquecer setores básicos e prioritários como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Entre as ações planejadas estão medidas emergenciais no setor de saneamento e abastecimento de água potável. Uma das inovações antecipadas por ele deverá ser a construção de hotéis-marina ao longo do Rio Camboriú, em parceria com a iniciativa privada.
O evento foi marcado ainda por discursos carregados de emoção, tanto de Pavan quanto de seu vice, que lembraram o apoio familiar e religioso durante a campanha e reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento do município. Além disso, mesmo antes da posse oficial, na terça-feira (31), Pavan já havia providenciado uma ação inédita: a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Camboriú, por meio de parceria com a iniciativa privada. Desde que se elegeu, ele vem alertando e buscando soluções para enfrentar o crônico problema de desabastecimento de água na alta temporada de verão.
Pai e filha fazem história
Leonel Pavan (PSD) e Juliana Pavan (PSD), pai e filha, assumem como prefeitos de Camboriú e Balneário Camboriú, respectivamente. Este ineditismo coloca Santa Catarina em destaque nacional, sendo a primeira vez no Brasil que pai e filha comandarão cidades vizinhas simultaneamente. Ambos foram diplomados no dia 16 de dezembro de 2024, em uma cerimônia realizada no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú.
Trajetória de Leonel Pavan
Leonel Pavan nasceu em 7 de setembro de 1954, em Sarandi (RS), e desde cedo mostrou qualidades de liderança. Sua carreira política começou em Balneário Camboriú, onde foi vereador e prefeito por três mandatos. Além disso, foi deputado federal, senador, vice-governador e governador de Santa Catarina, com uma história marcada por importantes realizações em turismo, educação e infraestrutura.
Durante suas gestões, Pavan liderou transformações como a urbanização da Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, e a implantação da Rodovia Interpraias, destacando-se como um dos prefeitos que mais investiram no setor social e turístico do país.
Cerimônia de posse
A sessão solene marcou a transição de governo e o início do mandato do prefeito Leonel Pavan, do vice-prefeito Jozias Osmar da Silva (Podemos) e dos vereadores eleitos para a Câmara Municipal. Um dos momentos mais simbólicos foi a chegada de Leonel e Jozias em um veículo rural Tobata, relembrando como se conheceram e reforçando suas origens humildes.
O evento foi dividido em duas partes principais:
Cerimônia de posse: Discursos das novas lideranças e assinatura do termo de posse.
Ato de abertura do Paço Municipal: Nomeação dos secretários municipais e apresentações culturais.
Expectativa da comunidade
Os moradores presentes expressaram esperanças por uma gestão participativa e eficiente. “Leonel Pavan tem uma história de realizações. Estamos confiantes de que ele fará um excelente trabalho”, comentou uma empresária local.
A posse de Leonel Pavan marca o início de um novo ciclo para Camboriú. Com sua vasta experiência política e compromisso com o desenvolvimento, a expectativa é que a cidade se consolide como um modelo de gestão e qualidade de vida na região.
Texto e Fotos: Molina Orval