A infraestrutura urbana, embora muitas vezes invisível aos olhos, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida da população. Entre os sistemas mais importantes, destacam-se a rede de esgoto e a drenagem pluvial. De acordo com a Águas de Bombinhas, a utilização indevida dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente nas épocas de chuva, em que, comumente, alagamentos acontecem devido à má manutenção ou à incapacidade das galerias pluviais de dar vazão à água.
Além disso, quando ocorre a ligação entre elas, há um grande risco para a saúde da população, já que o esgoto pode causar doenças ao entrar em contato com as pessoas. Ainda, existe o problema da contaminação ambiental, que compromete a vida aquática em rios, córregos e outros mananciais de água.
Diferenças
Para entender melhor, as redes de esgotamento são tubulações que recebem esgotos provenientes de pias, ralos e vasos sanitários e têm como objetivo afastar os dejetos sanitários dos imóveis. Em seguida, estas águas residuais são direcionadas até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Com a ocupação urbana, a modernização das vias e a utilização de materiais impermeáveis, como o asfalto e concreto, o solo, muitas vezes, não consegue absorver toda a chuva. Dessa forma, o escoamento por galerias pluviais é importante para conduzir a água de modo adequado e, assim, evitar alagamentos e enchentes.
Já a infraestrutura de drenagem pluvial é instalada pelas prefeituras para o escoamento das águas de chuva que, depois de captadas por galerias (as chamadas bocas de lobo), são lançadas no ribeirão ou córrego. Sendo assim, sua instalação e manutenção são de responsabilidade do poder público municipal. Estes equipamentos de drenagem urbana são aqueles que reduzem os riscos de alagamento após as chuvas.