Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) catarinense, em apoio ao GAECO do MPPR, participou da deflagração da operação DEMÉTER, voltada a desarticular duas organizações criminosas que atuam na venda de agrotóxicos, suspeitas de receptação qualificada, falsidade documental, sonegação fiscal, crime contra as relações de consumo e crimes previstos na Lei nº 14.785/2023 (atinentes a produção, armazenamento, transporte, comercialização de agrotóxicos não registrados). Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Cascavel e Terra Roxa e em cidades de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Durante a operação foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal de Cascavel/PR, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Os grupos investigados atuam na comercialização de agrotóxicos de procedência ilícita, produtos de roubos, desvios, adulteração e/ou falsificação.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC