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Porto Belo recebe o primeiro navio da temporada 24/25

O navio que abre a temporada é que já está em Porto Belo é o Vega, trazendo os primeiros visitantes para a cidade. A temporada será encerrada em março de 2025, com a chegada do MSC Seaview que trará mais de cinco mil turistas a bordo

by da Redação

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, a paisagem de Porto Belo ganha mais um atrativo com a chegada do primeiro transatlântico da temporada 2024/2025 que, em caráter de excepcionalidade, será nacionalizado na cidade. Segundo a Prefeitura, nos próximos meses, Porto Belo receberá 17 navios e mais de 50 mil passageiros poderão desembarcar na cidade.

O navio que abre a temporada é que já está em Porto Belo é o Vega, trazendo os primeiros visitantes para a cidade. A temporada será encerrada em março de 2025, com a chegada do MSC Seaview que trará mais de cinco mil turistas a bordo.

A temporada de cruzeiros é importante para fortalecer o turismo e a economia local, gerando empregos e movimentando diversos setores da cidade. A recepção dos turistas é organizada pela Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Secretaria de Saúde, Segurança Pública e a participação de associações de pescadores, taxistas, vans e artesanatos.

Nacionalização
Em janeiro de 2024, Porto Belo retomou a nacionalização de navios estrangeiros na cidade após 22 anos. Com isso, o município pode ser a primeira escala nacional de viagens internacionais e a receber passageiros de todo o mundo.

Com geografia privilegiada que permite a passagem de grandes navios e com mais de 20 anos de experiência em receber cruzeiros, Porto Belo é considerada a Capital Catarinense dos Transatlânticos. Há anos, a Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico trabalha para a retomada do alfandegamento. Em 2023, a atuação foi intensificada visando a organização e estruturação do espaço.

Entre as ações estão os projetos de ampliação do Píer de Porto Belo, que já foram aprovados pela Receita Federal, Polícia Federal, Antaq e Cesportos; adequação da operação no local, capacitação da área da Segurança Pública para atuar no Segurança Portuária, e reuniões com os órgãos competentes que aprovam a atividade no país.

Além disso, a parceria com a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Porto Belo) viabilizou a contratação de empresa especializada para a elaboração do estudo de avaliação de risco e do plano de segurança pública portuária (PSPP), que incluiu a estruturação do terminal com instalação de câmeras, detector de metais e outros equipamentos necessários para viabilizar o alfandegamento da Instalação Portuária de Turismo – IPTur de Porto Belo.

Cada navio deve ser devidamente nacionalizado ao entrar no país, passando pela liberação dos órgãos competentes, como a Polícia Federal e a Receita Federal. Portos com alfandegamento têm maior facilidade em proceder com essas escalas, tornando as rotas de navegação mais fluidas e atraindo novas companhias para a cidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA – Brasil), o gasto médio de passageiro por parada é de R$ 620 em todo o país. Dos navios nacionais que param em Porto Belo, 80% a 90% dos passageiros descem para visitar a cidade.

“O alfandegamento pode mudar completamente a realidade de Porto Belo e de todos os que vivem aqui porque possibilita a vinda de turistas com melhor poder aquisitivo e que consome mais nas paradas, o que direta ou indiretamente beneficia toda a cidade, tornando a economia mais pujante e ativa”, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.

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