Publicidade

Equipe de transição da saúde realiza reunião para tratar de intercorrências no Hospital Ruth Cardoso

O tema principal discutido foram as intercorrências registradas no Hospital Municipal Ruth Cardoso, visando minimizar as chances de uma evolução desfavorável da gravidez, tanto para o feto como para a mãe, como ocorrido nos últimos meses na unidade

by da Redação

A equipe de transição da prefeita eleita Juliana Pavan, da área setorial da saúde, coordenada pela vereadora eleita Jade Martins Ribeiro, reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) com as equipes da Coordenadoria Regional de Saúde de Itajaí e do Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Macrorregião de Saúde da Foz do Rio Itajaí.

O ambulatório é ligado a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), responsável pela assistência pré-natal de alto risco de Balneário Camboriú e de toda a região de saúde da AMFRI. A implantação do serviço foi viabilizada por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde e é destinado às gestantes de alto risco que necessitem de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação.

O tema principal discutido foram as intercorrências registradas no Hospital Municipal Ruth Cardoso, visando minimizar as chances de uma evolução desfavorável da gravidez, tanto para o feto como para a mãe, como ocorrido nos últimos meses na unidade.

Para Jade Martins, as situações registradas na unidade hospitalar não podem ser consideradas normais. “São muitas reclamações e denúncias que estão chegando e precisamos corrigir aquilo que não está dando certo. Temos que garantir as consultas de pré-natal, a realização dos exames complementares e assegurar o acesso a medicamentos para controle de riscos. Por isso solicitamos a reunião, para realizar um diagnóstico do funcionamento da rede de saúde na linha materno infantil, entendendo o papel de todos os atores envolvidos no processo de cuidado para propor melhorias e estruturação dos serviços em Balneário Camboriú”, afirmou ela.

Participaram da reunião Sabrina Santos, servidora efetiva da secretaria de saúde de Balneário Camboriú, que integra a equipe de transição; Andressa Granemann dos Santos, Gerente Regional de Saúde; a enfermeira Marlene Serafim, servidora efetiva da Gerência Regional de Saúde, e os enfermeiros Rodrigo Massaroli e Rita de Cássia Teixeira Rangel, coordenadores do Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Univali.

A próxima reunião da equipe de transição da área setorial da saúde, acontece nesta quarta-feira (6), no gabinete do prefeito, com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú.

Texto e fotos: Ariel Silva

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade