O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), recebe nesta quinta-feira (07) o Prêmio “Boas Práticas Municipais” no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC). O GeoINIS WebSIG Ambiental foi o único programa de Itajaí selecionado para receber a premiação, que tem na lista outros 39 programas de diversas áreas e cidades catarinenses. O evento ocorre a partir das 10h no Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
O GeoINIS é uma ferramenta inovadora que permite a consulta de dados sobre Licenciamento e Gestão Ambiental. O sistema proporciona o acesso às principais informações geográficas do município e permite que órgãos municipais, investidores, profissionais e moradores possam pesquisar dados geoespaciais de todo território, de forma atualizada.
> Clique aqui e consulte os dados no GeoINIS.
A ferramenta, única no Estado de Santa Catarina, disponibiliza a quem acessar informações sobre qualquer área do município. É possível verificar se licenças ambientais foram emitidas, se há restrições ambientais para determinado espaço e de que forma é possível fazer a gestão de determinado terreno. O GeoINIS também permite pesquisar se a licença está próxima do vencimento e orienta sobre como proceder para renovar o licenciamento.
O sistema WebSIG foi desenvolvido pelos técnicos do instituto com apoio da Secretaria de Tecnologia que utilizaram o programa ArcGIS, comprado pelo município para dar mais agilidade ao serviço público. A ferramenta está em funcionamento desde o ano passado.
“Desde que foi implantado e disponibilizado para consulta, o GeoINIS trouxe mais eficiência ao nosso trabalho no INIS e mais facilidade para quem precisa das informações. Ter esse sistema desenvolvido pela equipe, reconhecido como boas práticas é um estímulo para continuarmos a busca por ferramentas que proporcionem mais agilidade às necessidades do cidadão”, afirma Felipe Phaelante da Câmara Lima, diretor de Licenciamento e Fiscalização do INIS.
O diretor presidente do INIS, Mario Cesar Ângelo, destaca que o reconhecimento do GeoINIS WebSIG Ambiental é resultado de um trabalho conjunto dos servidores do instituto. “Foi um trabalho de muitas mãos, nossas equipes fizeram mapeamento in loco das áreas, toda morraria existente no município foi mapeada, é uma robusta base de dados para facilitar os processos ambientais. Ser selecionado para receber essa premiação nos deixa muito animados e convictos de que usamos o dinheiro público com responsabilidade, para beneficiar os cidadãos que contam com nosso trabalho assertivo”, destaca.