Coordenada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), a Frente Parlamentar do Ensino Técnico realizou sua primeira reunião de trabalho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (23). O encontro, realizado na Sala de Reunião das Comissões, reuniu lideranças empresariais, educacionais e profissionalizantes do estado, contando com a presença do vice-presidente do Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT-04), Lúcio Scheidt.
A Frente Parlamentar foi criada com o objetivo de promover estudos sobre a importância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Durante a reunião, foram abordados temas relevantes, como a necessidade da capacitação profissional e a garantia de oportunidades de formação para jovens e adultos em setores estratégicos da economia.
O vice-presidente Lúcio Scheidt apresentou dados que ressaltam a eficácia do ensino técnico, ao destacar que o Brasil precisa formar 2,2 milhões de profissionais para atender a indústria até 2027, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também ressaltou que a região Sul do país é a segunda com maior demanda por formação inicial, ficando atrás apenas do Sudeste, dados que corroboram com um levantamento do Ibope, encomendado pela CNI, que apontou que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego logo no primeiro ano após a conclusão.
O deputado Mário Motta enfatizou que a criação da Frente é resultado de um esforço colaborativo entre o colegiado da Alesc e o Conselho Regional de Técnicos Industriais, visando a construção de um projeto sólido em prol da educação técnica. O coordenador destacou a importância do trabalho conjunto com entidades da sociedade civil e órgãos governamentais para o fortalecimento dessa área educacional.
“A formação técnica é fundamental para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Estamos aqui para ouvir, discutir e trabalhar em conjunto com entidades e especialistas, para buscar sempre a melhoria das políticas públicas voltadas a essa área. Acreditamos que, através do diálogo e da colaboração, podemos criar um futuro mais promissor para todos os nossos cidadãos, sobretudo os mais jovens”, ressalta o deputado Mário Motta.
Integram a Frente Parlamentar, também, os deputados Fernando Krelling (MDB), Marquito (PSOL) e Matheus Cadorin (NOVO). O encontro teve a participação do diretor institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Odílio Guarezi, da pró-reitora de ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Julice Dias, do gerente de educação profissional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Rômulo Azevedo e, representando o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), a conselheira Ana Cláudia Collaço de Mello.
Foto: Bruna Santos