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Governo do Estado autoriza elaboração de projetos para implantação da Via Mar, a BR-102

Nesta primeira etapa, serão desenvolvidos os projetos para quatro lotes, no trecho de Joinville até Itajaí

by da Redação

Nesta quarta-feira, dia 23, o Governo do Estado de Santa Catarina deu um importante passo em direção à implementação da BR-102, a chamada Via Mar, com a assinatura da Ordem de Serviço para os projetos executivos de engenharia do novo corredor litorâneo. A medida abrange 90 km dos 144 km de rodovia previstos entre Joinville e a Grande Florianópolis. Nesta primeira etapa, serão desenvolvidos os projetos para quatro lotes, no trecho que vai de Joinville até Itajaí, com um investimento total de R$ 9,6 milhões e prazo de dois anos para conclusão.

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), que tem sido um dos principais entusiastas da obra, destacou a importância deste ato. “Hoje é um dia histórico para a conquista da BR-102, um marco significativo para a mobilidade e para a economia catarinense. A assinatura da Ordem de Serviço é resultado de uma cobrança constante para tirar essa obra do papel, e finalmente estamos vendo os primeiros passos sendo dados”, afirmou.

A construção da BR-102 é uma das principais bandeiras de Napoleão, que vem cobrando celeridade no andamento das obras e liderando mobilizações para pressionar os governos estadual e federal. Há alguns meses, o deputado lançou a campanha “SC Não Pode Parar! BR-102 já!”, reunindo assinaturas em um abaixo-assinado que pede urgência na construção de uma alternativa à BR-101. A petição está disponível em bit.ly/br102ja

Colapso na BR-101
Principal corredor litorâneo de Santa Catarina, a BR-101 é responsável por 68% do escoamento do PIB de Santa Catarina, abrigando um complexo portuário estratégico para o país, além de funcionar como rota obrigatória para os destinos turísticos mais procurados do Brasil.

A rodovia, no entanto, registra o maior índice de acidentes entre as principais rodovias federais do país. Em 2023, foram mais de 4 mil ocorrências no trecho catarinense, resultando em cerca de 4,3 mil feridos e 116 mortes. A situação crítica da rodovia também gera enormes prejuízos econômicos. De acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), o setor acumula prejuízos anuais de R$ 1 bilhão por conta da baixa fluidez do trânsito. A entidade aponta ainda que o trecho Norte possui os menores níveis de serviço da rodovia, ou seja, as piores avaliações de fluxo, com 80% a 100% de chance de o motorista se atrasar na sua viagem.

A construção da BR-102 visa desafogar esse tráfego, especialmente nos trechos mais congestionados, como os de Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema, onde os engarrafamentos são diários.

O deputado Napoleão alerta, contudo, que mesmo com a assinatura da Ordem de Serviço, o trecho mais complexo da BR-102, que vai de Itajaí até Porto Belo, ainda não tem previsão de início dos projetos. Ele reforça que a cobrança continuará firme para que toda a obra seja realizada, garantindo que o corredor paralelo se torne realidade e traga os benefícios esperados para a mobilidade e a economia de Santa Catarina.

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