Em viagem a Brasília, o deputado estadual Mário Motta apresentou ao embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Alhelaibi, o projeto Futuro Catarinense. A iniciativa visa ajudar no desenvolvimento de atletas catarinenses do desporto escolar, ao conectar os jovens ao mercado empresarial e proporcionar melhores condições para a promoção de suas carreiras.
Santa Catarina, apesar de representar apenas 1% do território brasileiro, conquistou um impressionante terceiro lugar no quadro geral de medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) deste ano, demonstrando o grande potencial esportivo de um estado pequeno em extensão, mas grande em talentos. Curiosamente, essa trajetória de sucesso encontra um paralelo com o Bahrain, uma pequena ilha no Oriente Médio, que tem investido fortemente em sua infraestrutura esportiva para se tornar uma potência regional. De 23 a 31 de outubro, a capital do Bahrein, Manama, irá sediar o Campeonato Mundial Escolar, o Gymnasiade 2024.
A conversa entre o parlamentar e o embaixador estreitou os laços entre o estado e o país asiático para futuras parcerias relacionadas ao esporte. O deputado também informou que, em conjunto com seus colegas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), está trabalhando para a criação da Frente Parlamentar Santa Catarina/Bahrain, com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois territórios e explorar oportunidades de cooperação em diversas áreas, como educação, tecnologia e agricultura.
“Iremos lançar esse projeto em 2025 para dar voz e visibilidade aos nossos incríveis atletas catarinenses do desporto escolar, que dividem seu tempo entre estudos, treinos e, infelizmente, enfrentam vulnerabilidade social. Estamos criando uma plataforma de divulgação que vai conectar esses talentos ao mundo, com o apoio de parceiros e muita dedicação. Vamos bater em porta em porta, de empresários, entidades e quem possa nos ajudar com um sorriso no rosto e a determinação de garantir que esses atletas e seus treinadores tenham a oportunidade de continuar suas jornadas”, enfatiza o deputado Mário Motta.
Através da plataforma, os atletas terão uma oportunidade mais fácil de buscar contato com patrocinadores, apoiadores e agentes esportivos. O intuito é fazer com que o sonho de se profissionalizar no esporte continue vivo, uma vez que o grande empecilho para os jovens atletas em início de carreira é a falta de apoio financeiro para se dedicar exclusivamente aos treinos e aos estudos. O projeto Futuro Catarinense deve ser lançado oficialmente nos próximos meses pelo deputado Mário Motta.