Mais de R$ 2 milhões serão investidos em Camboriú a partir deste mês, quando a Águas de Camboriú inicia um importante projeto na cidade: a obra de travessia da adutora pela BR 101. A concessionária vai instalar mais de 300 metros de tubulação de Camboriú até Balneário Camboriú, com o objetivo de construir um novo trajeto para que a água tratada chegue ao município.
A nova tubulação ligará a Estação de Tratamento de Água de Balneário Camboriú, situada na Marginal Leste, bairro dos Estados, à rua Vitorio Muller, no bairro Monte Alegre. O trajeto será feito por meio da Avenida das Flores, atravessando de forma subterrânea o túnel da BR 101. Os moradores e motoristas devem ficar atentos, pois o trânsito sofrerá alterações a partir desta quarta-feira (16).
A obra de travessia da BR 101 será realizada pelo método não destrutivo (MND), uma técnica que não abre 100% da vala. A máquina produz aberturas na horizontal, logo após, é feita a instalação do tubo produzido em material PEAD.
Este material permite a realização da solda, tornando a peça uma estrutura monolítica, ou seja, todos os tubos tornam-se um só, conforme explica o coordenador de operações, Josias Enrik Garcia. Na prática, o tubo vira uma peça única que pode ser movido e puxado já debaixo da terra.
“O método acelera o andamento das obras, uma máquina faz um furo na cota de rede e, depois, usamos um tubo soldado para avançar pelo trecho no subsolo”, explica ele.
Conforme ressalta Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, o objetivo da obra é garantir a segurança no abastecimento do município e acesso fácil e rápido das equipes à nova adutora. “Esta obra representa ainda mais segurança no abastecimento de Camboriú, uma necessidade atendida pela concessionária que acompanha as demandas do município como uma das cidades que mais cresce no estado”, completa.