Foto: Divulgação / SAQ
A Secretaria Executiva de Estado da Aquicultura e Pesca com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) abriu o edital n.º 009/2023 voltado para o desenvolvimento de Estudos de Sistemas de Engorda de Peixes Marinhos em Santa Catarina. O objetivo é promover inovações e melhorar a produção sustentável de espécies marinhas no estado, que já se destaca como um dos principais polos aquícolas do país.
Até 4 de novembro até as 18h os pesquisadores catarinenses de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) do estado podem encaminhar propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando apoiar e implementar práticas de pesquisa com o intuito de gerar conhecimento sobre diferentes sistemas de engorda de peixes marinhos de Santa Catarina.
O edital busca propostas que contribuam para o avanço técnico e científico dos sistemas de engorda de peixes, uma etapa essencial no ciclo de produção, visando o aumento da eficiência e da sustentabilidade ambiental.
“Com a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca, o Governo de Santa Catarina tem feito diversos investimentos importantes no setor e esse agora mais esse novo investimento na parceria com a Fapesc. Trata-se de um edital quase R$ 2 milhões na inovação e tecnologia de engorda de peixes marinhos que são muito pouco explorador no Brasil. Temos um potencial enorme de Costa e a engorda de peixes marinhos praticamente não existe no nosso Litoral. Santa Catarina mais uma vez sai na frente com esses grandes investimentos”, reforçou o secretário Tiago Bolan Frigo.