Criado em 2017 com o objetivo de refletir a diversidade da população brasileira em seu quadro de colaboradores, o programa Respeito Dá o Tom, desenvolvido pela AEGEA, holding controlador das concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul, acaba de completar sete anos mostrando resultados significativos.
Inicialmente focado na inclusão de pessoas negras em todos os níveis hierárquicos, o programa expandiu sua atuação em 2022 para promover a igualdade de gênero. De acordo com Carolina de Oliveira Lindoso Machado, secretária do Respeito Dá o Tom Santa Catarina, a iniciativa tem crescido e evoluído rapidamente no estado.
“O Respeito Dá o Tom em Santa Catarina está em constante evolução. Através de reuniões mensais descentralizadas, estamos fortalecendo o engajamento dos colaboradores e promovendo ações cada vez mais impactantes. Essa estratégia tem sido fundamental para alcançarmos nossos objetivos e construirmos um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversos”, pontua Carolina.
Uma das ações para celebrar os sete anos do programa foi a realização de um café da manhã nas quatros unidades, com o objetivo de comemorar a data e fortalecer o engajamento dos colaboradores. Além de comemorar, o evento serviu como uma oportunidade para apresentar o programa a novos colaboradores, reforçando seus objetivos e metas. “A iniciativa foi um sucesso, resultando na adesão de novos membros ao Comitê e demonstrando o engajamento da equipe com a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso”, acrescenta Carolina.
Além das ações internas, o programa tem buscado expandir sua influência para além da empresa, promovendo a discussão sobre diversidade e inclusão na comunidade. A iniciativa já organizou palestras sobre liderança feminina e pretende realizar mais eventos com essa temática.
“Temos desenvolvido diversas iniciativas inovadoras e estamos trabalhando para colocá-las em prática. Recentemente, consultamos nossas colaboradoras por meio de um grupo de comunicação para escolher uma palestra sobre liderança feminina. Conseguimos convidar uma especialista renomada nessa área para ministrar a palestra em nossa sede.”, revela Carolina.