O último domingo da campanha eleitoral de Carlos Chiodini e Marcio José Gonçalves, candidatos a prefeito e vice pela coligação “Itajaí em 1º lugar”, foi marcado por um encontro com tutores e animais de estimação. O Encontro Pet realizado no Parcão da praça Genésio Miranda Lins, centro de Itajaí, reuniu animais de estimação de diferentes portes e raças, que acompanhados dos tutores, se divertiram, enquanto Chiodini e Dedé conversavam com as pessoas sobre como pretendem atuar na causa animal.
Os bichinhos não foram esquecidos no plano de governo “Pensa Grande Itajaí”. Chiodini e Dedé sabem que os animais fazem parte da rotina de muitas famílias, são companheiros leais, capazes de contribuir no tratamento de pessoas doentes. Mas, os candidatos também tem conhecimento de que é preciso ampliar os serviços para atender os animais de famílias em vulnerabilidade social, reduzir drasticamente o número de animais nas ruas e acolhidos na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA).
A intenção é atuar em diferentes frentes de trabalho. “Precisamos garantir maior oferta de castrações e microchipagem de animais para as famílias registradas no CadÚnico, atendimento veterinário, cirurgias e vacinas, isso podemos fazer, é um compromisso nosso. Mas também precisamos do apoio da população”, pontua Chiodini, ao destacar que as pessoas também precisam fazer a parte delas. ”Se tem castração de graça o tutor precisa ter responsabilidade de levar o animal para castrar, além disso, precisa cuidar com carinho, dar vacinas, zelar pela saúde e para que o animal não fuja de casa” afirma.
Um dos principais problemas hoje em Itajaí é a falta de responsabilidade de muitos tutores que abandonam seus animais nas ruas ou descartam quando mudam de casa, ”já conversei com os profissionais que atuam na Defesa Animal do INIS, na UAPA, com várias protetoras e percebo que muita gente mal intencionada quer transferir a responsabilidade para o município quando o animal fica doente ou está mais velhinho, isso não pode acontecer, vamos agir para evitar e responsabilizar quem pensa assim” destaca Chiodini.
“Cachorreiro” assumido, Chiodini tem animais de estimação em casa, um deles é um vira-lata adotado das ruas, mas a família deve aumentar, já que Joane Machado, esposa do candidato, resgatou mais um filhote durante a caminhada no bairro Cidade Nova, neste sábado, (28) de setembro.
Chiodini tem também outros planos para os animais. Pretende fazer um Censo Animal para saber o número de animais que vivem no município e assim projetar políticas públicas de acordo com a realidade. Quer construir uma nova sede para UAPA, mais ampla e adequada para acolhimento responsável e organizar um espaço na orla para que tutores e animais possam frequentar a praia em Itajaí e apreciar as belezas naturais. A proposta visa acabar com um embate em toda temporada de verão e destinar um espaço público para garantir o lazer de todos, inclusive dos Aumigos.