Publicidade

Alunos da rede municipal de Camboriú realizam colheita de hortaliças hidropônicas no Centro de Vivências

Ao longo do projeto, os alunos puderam acompanhar desde a semeadura até o momento mais esperado: a colheita.

by da Redação

O Centro de Vivências da Secretaria de Educação não poderia ter outro nome. Nele os alunos da rede municipal de ensino vivenciam momentos únicos de aprendizagem na prática. O local funciona como uma espécie de escola de campo, onde as crianças participaram de atividades envolvendo animais e plantio de hortaliças hidropônicas. Ao longo do projeto, os alunos puderam acompanhar desde a semeadura até o momento mais esperado: a colheita.

Nesta quarta-feira, dia 18, a tão aguardada colheita aconteceu, com a presença do professor e veterinário Ivan Linaeretz, responsável pelo projeto, da secretária de Educação, Roseli Pontronieri, do prefeito Elcio Rogério Kuhnen, e de alunos do 5º e 9º ano da Escola Clotilde Ramos Chaves. Além de colher as hortaliças, os estudantes aprenderam de forma prática como funciona o processo de cultivo por hidroponia, “Uma técnica que não utiliza solo, somente água e nutrientes e totalmente orgânica”, explica o professor.

Foi uma oportunidade única de aprendizagem de biologia, química e ciências na prática. Ao final, os alunos ainda puderam levar para casa o fruto do trabalho que ajudaram a realizar. Durante a colheita os alunos compartilharam suas impressões e experiências desse dia especial. “Eu achei maravilhoso. A gente aprende muito mais quando a gente vive a experiência”,comemora Maria Alice do 5º ano.

Gerou economia?

Além dos frutos do aprendizado o projeto vai gerar economia para o munícipio. As hortaliças que estão sendo produzidas aqui vão abastecer quatro escolas da região: Rogério Kuhnen, Ivone Terezinha. Eliete Melo e Clotilde. Por mês a Secretaria de Educação investe cerca de R$3 mil só em salsinha e cebolinha na merenda das escolas e CEIs.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade