Santa Catarina teve uma participação importante na campanha brasileira em Paris e após as competições que aconteceram entre 28 de agosto a 08 de setembro, os paratletas catarinenses conquistaram oito medalhas.
Talisson Glock brilha em Paris
O grande destaque da edição 2024 dos Jogos Paralímpicos de Paris foi Talisson Glock, representante de Joinville que volta para casa com a expressiva marca de quatro medalhas conquistadas.
O nadador foi campeão e medalha de ouro da prova de 400m livre, classe s6 repetindo o feito de Tóquio 2021. Ainda em Paris, o paratleta foi prata nos 100 metros livre, além de dois bronzes, na prova de 200 metros medley, classe SM6 e na prova revezamento misto 4×50 livre.
Também na natação, Mayara Petzold, outra representante de Joinville nas competições, que fazia a sua estreia em jogos paralímpicos conquistou a medalha de bronze na prova de 50 metros borboleta, classe S6.
Dupla brilha no tênis de mesa
No tênis de mesa, Santa Catarina também mostrou a sua força na modalidade conquistando a medalha de bronze na competição de duplas femininas com Bruna Alexandre e Danielle Rauen.
Bruninha como é mais conhecida a representante de Criciúma ainda garantiu a segunda medalha de bronze na competição individual feminina
A paratleta que fez história este ano em Paris disputando também os jogos olímpicos, soma agora a expressiva marca de seis medalhas em jogos paralimpíadas
Também representaram o estado nos Jogos Paralímpicos de Paris, Matheus Rheine, de Brusque (natação); Camila Muller, de Florianópolis (atletismo); Edenilson Floriani, de Joinville (atletismo); Suzana Nahirnei, de Blumenau (atletismo); e Ymanitu Silva, de Tijucas (tênis em cadeira de rodas).
A próxima edição dos Jogos Paralímpicos acontece em Los Angeles no ano de 2028.