Publicidade

Setembro Amarelo: Podcast Momento MP aborda prevenção ao suicídio

Saúde mental, sinais de alerta de suicídio e a atuação do Ministério Público foram alguns temas dessa edição

by da Redação

Na edição desta semana dopodcastMomento MP, o programa traz discussões relacionadas a saúde mental e prevenção do suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. Os convidados foram o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde Pública (CSP) do MPSC, Douglas Martins, a presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Deisy Porto, e o professor do Departamento de Enfermagem da UFSC Roger Flores Ceccon. As jornalistas Marcela Rosa e Silvia Pinter mediaram o bate-papo.  

“O Ministério Público vem se engajando nessa missão de conhecer e falar a respeito da saúde mental para prevenir e lidar melhor com diferentes situações, como o suicídio”, disse o coordenador do CSP. Além da atuação integral das Promotorias de Justiça, que garantem direitos fundamentais para uma vida mais saudável, a instituição trabalha no fortalecimento da rede de atenção psicossocial e na conscientização da população. Desde 2016, o MPSC também mantém uma parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria, com o objetivo de gerar esclarecimentos sobre saúde mental. 

A presidente da ACP, Deisy Porto, explica que, apesar dos fortes estigmas, as gerações mais jovens estão tratando o tema com mais naturalidade. Esse é justamente o objetivo da campanha deste mês. “É importante falar sobre saúde mental para reduzir os preconceitos e para que, quem precisa, tenha coragem de pedir ajuda”, afirmou. Ela ainda apontou sinais de alerta, como isolamento, mensagens suspeitas e mudança de comportamento. 

Ainda foram abordadas questões sociais que atravessam o adoecimento mental. “As diferentes instituições da sociedade estabelecem pressões e padrões inatingíveis, acarretando uma saúde mental debilitada”, afirmou o professor Roger Ceccon. 

Evento do Setembro Amarelo 

No dia 10/9 (terça-feira), a partir das 9h, vai acontecer o evento do MPSC alusivo ao Setembro Amarelo. As palestras vão abordar as desigualdades sociais que podem impactar na saúde mental e levar ao suicídio de membros da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras, indígenas, idosas, com deficiência, em situação de rua, afetadas por eventos climáticos e de outros grupos. Políticas públicas de prevenção e o cenário de saúde mental em Santa Catarina também serão discutidos. 

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade