Publicidade

Relator da CPI do Saneamento terá 15 dias para apresentar relatório preliminar

Os ofícios solicitando as diligências foram aprovados pelo relator, incluindo a transmissão ao vivo das reuniões da CPI pelo Youtube da Câmara de Vereadores

by da Redação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saneamento de Balneário Camboriú marcou para o dia 18 de julho, às 14h, a apresentação do relatório preliminar do vereador Gelson Rodrigues (Cidadania). Na reunião, que ocorreu nesta quinta-feira (04), foram lidos os ofícios apresentados na última reunião e novos ofícios pelos vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (Novo) que solicitaram diversos documentos para auxiliar no relatório.

Os ofícios solicitando as diligências foram aprovados pelo relator, incluindo a transmissão ao vivo das reuniões da CPI pelo Youtube da Câmara de Vereadores.

“Apesar do presidente ter questionado algumas questões referentes aos ofícios falando que não seriam conforme a solicitação do pedido da CPI, o relator aceitou todos ofícios e agora tem 15 dias para entregar o relatório preliminar. Esperamos que com todas essas documentações, ele possa apresentar um relatório que a gente possa seguir com as investigações. Ainda precisamos ouvir muitas pessoas e confrontar dados e informações para dar uma resposta para a população de Balneário Camboriú”, disse Gotardo.

Além disso, o presidente da CPI, vereador Anderson dos Santos (PL) leu ofício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Balneário Camboriú informando que juntamente com outras entidades da sociedade civil, reuniram-se para criar um Comitê para acompanhamento dos trabalhos da CPI. O Comitê tem os seguintes representantes:

OAB Balneário Camboriú – Eduardo Ribeiro
Observatório Social – Joelma Baldi
Comitê da Bacia do Rio Camboriú – Gilmar Pedro Cappellari
CDL – João Tomás Pereira
ACIBALC – Katia Maria Tonioti
SOMAR LITORAL – Aníbal Marques da Silva Filho
ASBALC – Sônia Novaes Estácio e Carlos César Spillere
ACIBC – Moraci Meirelles

“Vejo como de grande ajuda e para dar mais transparência à CPI o auxílio do comitê formado pelas entidades. E sigo dizendo que a participação da população e imprensa é essencial para termos uma resposta na CPI”, completou o vereador André Meirinho.

Também estiveram presentes na reunião da CPI, os vereadores Patrick Machado (PDT), Arlindo Cruz (PL), representantes das entidades, imprensa e população.

Sobre a CPI do Saneamento

Proposta em fevereiro de 2023 pelo vereador André Meirinho (PP), a CPI visa investigar os serviços de saneamento, a gestão e omissões relacionadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Nova Esperança, que impactaram a saúde pública, o meio ambiente, a economia, o turismo e a reputação da cidade.

Em junho deste ano, o vereador Cristiano Santos (PSD) assinou a abertura da CPI, sendo a sétima assinatura necessária para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Saneamento, acompanhando os outros seis vereadores: Alessandro Teco (DC), André Meirinho (PP), Eduardo Zanatta (PT), Juliana Pavan (PSD), Lucas Gotardo (Novo) e Patrick Machado (PDT).

Do bloco CPI do Saneamento (Oposição), fazem parte da composição da CPI os vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (Novo). Já do bloco da situação, os representantes são Anderson Santos (PL), Gelson Rodrigues (Cidadania) e Kaká Fernandes (PL), que substitui Victor Forte (PL) após sua renúncia à vaga.

Texto: Kattiúcia Villain
Fotos: José Deichmann

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade