A Triagem Auditiva Neonatal, também conhecida como “Teste da Orelhinha”, deve ser realizada na maternidade, preferencialmente nos primeiros dias ou até o primeiro mês do bebê.
Considerando a importância do exame, a Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria de Saúde, oferece o teste para crianças que não o realizaram na maternidade, para aquelas que precisam de um reteste, ou para crianças de 0 a 2 anos com indicação de teste ou reteste. Os pais devem solicitar o teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) durante uma consulta com um médico ou enfermeiro. O agendamento é feito na própria UBS.
Há também disponibilidade de realização do “Teste da Linguinha”, caso não tenha sido realizado na maternidade ou caso se perceba dificuldades na amamentação, por exemplo. Ambos são feitos na Policlínica Municipal.
O teste da orelhinha é um procedimento indolor e rápido que busca rastrear a perda auditiva em recém-nascidos. Caso o teste esteja alterado, há necessidade de avaliação diagnóstica otorrinolaringológica e audiológica, em busca de avaliação especializada e intervenção precoce, seu principal objetivo, após a identificação de problemas.
O fonoaudiólogo insere uma sonda no ouvido do bebê, a qual emite um estímulo sonoro. Se não houver alteração, estando a saúde auditiva do neonato adequada à idade, o equipamento capta o som emitido pela cóclea.
O serviço é ofertado há um ano, após aquisição do novo aparelho de emissões otoacústicas.
“Este serviço oferecido pela Secretaria de Saúde é crucial para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de um desenvolvimento auditivo saudável desde cedo”, destacou o Secretário de Saúde, Rodrigo Renan Medeiros.