Publicidade

Defesa Civil inicia segunda etapa do levantamentos das cotas de inundação de Itajaí

A primeira fase, que cobriu a região afetada em outubro de 2023, foi finalizada em abril com o registro de 566 locais

by da Redação

A Defesa Civil de Itajaí iniciou, em janeiro deste ano, o levantamento das cotas de inundação referentes aos meses de outubro e novembro de 2023. O trabalho, que deve ser concluído em agosto, envolve a vistoria de residências e outros estabelecimentos nas áreas atingidas pelas águas. É realizado o registro das informações obtidas com moradores, além de fotos e análise das manchas nas edificações.

A primeira etapa, que cobriu a região afetada em outubro de 2023, foi finalizada em abril de 2024, com o registro de 566 cotas. Já a segunda etapa, iniciada em maio, concentra-se nas inundações de novembro de 2023 e, até o momento, contabiliza 179 registros.

Essas cotas serão integradas à base de dados históricos de inundações do município, com mapas disponíveis ao público no site da Defesa Civil. As informações coletadas também serão utilizadas para a modelagem ambiental de áreas suscetíveis a inundações.

Os agentes do órgão de proteção utilizaram uma ferramenta tecnológica desenvolvida em parceria com Secretaria de Tecnologia de Itajaí (Setec) para registrar os dados em campo. Esse sistema digital de mapeamento oferece agilidade e eficiência na coleta e compilação de dados para um Sistema de Informação Geográfica (SIG), permitindo a visualização espacial em tempo real dos registros.

“Além de manter um registro histórico do desastre natural, nosso principal objetivo é coletar dados que possam auxiliar na previsão e emissão de alertas à população. Por isso, é fundamental que a população forneça informações precisas durante as vistorias, pois esses dados podem ser cruciais em futuros desastres”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade