A compostagem desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) foi uma das premiadas no edital de Boas Práticas no Summit Cidades. O evento reuniu cases de toda Santa Catarina durante esta segunda-feira, 24, em Florianópolis.
A inscrição e apresentação foi coordenada pelo biólogo do IMP, Miguel Ângelo Pinho, com a colaboração do supervisor operacional da Unidade de Compostagem, Henrique Andreoli. A apresentação e premiação ocorreu no Espaço Municipalidades e reuniu outros cases de Meio Ambiente, Água e Saneamento. A ação foi organizada pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), destinada aos municípios que se destacaram em projetos inovadores, promovendo melhorias na qualidade de serviços oferecidos à população.
O trabalho da Unidade de Compostagem, localizada no bairro Lagoa, no interior do município, é inovador. A compostagem reúne resíduos de pesca da Colônia de Pescadores e cascas de coco-verde coletadas da praia.
Balneário Piçarras é uma das poucas cidades do Brasil a desenvolver adubo em larga escala a partir de resíduos locais, que retorna aos moradores por meio de distribuição.