Publicidade

Itajaí é a melhor cidade de SC em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

Município foi o mais bem avaliado na categoria acima de 100 mil habitantes do prêmio Cidades Excelentes e agora é um dos finalistas na etapa nacional

by da Redação

Itajaí recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes na noite desta terça-feira (18). O Município teve o melhor desempenho de todo o estado na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, para cidades com mais de 100 mil habitantes, e também foi finalista na categoria Saúde e Bem-estar. A cidade ainda está entre as três finalistas da etapa nacional da premiação.

Promovida pelo Grupo Bandeirantes de comunicação, o prêmio tem como finalidade incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública. Na etapa estadual as cidades concorrem em seis pilares com as seguintes divisões: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes.

“É um orgulho para Itajaí receber esse prêmio estadual e ser uma das três finalistas da etapa nacional. Isso demonstra que além de ser uma potência econômica, nossa cidade também garante qualidade de vida para sua população, com educação, saúde e segurança”, enfatiza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública leva em conta indicadores como PIB per capita, renda domiciliar per capita, jovens que completaram o ensino médio, pessoas que completaram o ensino superior, população de baixa renda, salário médio mensal, população ocupada, taxa de homicídio, taxa de mortes por arma de fogo e taxa de mortes no trânsito.

O secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni, representou a cidade na solenidade. “Esse prêmio corrobora tudo o que vivenciamos em Itajaí, com o número de empresas e de empregos em constante crescimento. Demonstra que prosperamos muito, afinal somos a 23ª cidade mais rica do país e a primeira de Santa Catarina, sem deixar de cuidar da qualidade de vida das pessoas”, reforça.

A escolha para a premiação é chancelada pelo Instituto Aquila e baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). A plataforma é estruturada com inteligência artificial, levando em consideração dados atualizados sobre as cidades e, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma nota final única.

O balanço é realizado desde 2021, quando foi lançado o prêmio. Por isso, neste ano, a solenidade também premiou os municípios que mais evoluíram nos últimos anos, conforme a população de cada um.

Itajaí é finalista nacional

O instituto analisa dados das 5.570 cidades brasileiras. Por ter recebido o prêmio estadual na categoria, Itajaí é uma das três finalistas da etapa nacional, que ocorre no dia 1º de julho em Brasília. Para a premiação nacional, os pilares se mantém os mesmos e mudam as categorias populacionais, ficando da seguinte forma: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e capitais. 

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade