Publicidade

Águas de Camboriú leva comitiva da prefeitura e Câmara de Vereadores para conhecer Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Francisco do Sul

Visita técnica apresentou as instalações da Águas de São Francisco do Sul, que servem de referência para projeto de esgotamento que será instalado em Camboriú

by da Redação

Com foco no esgotamento sanitário de Camboriú, a Águas de Camboriú promoveu uma visita técnica nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ubatuba, em São Francisco do Sul. A comitiva, composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, pode conhecer de perto as características e etapas de um sistema de tratamento, além de esclarecer dúvidas sobre o processo. A ETE, uma referência no Sul do país, pertence à Águas de São Francisco do Sul e serve de inspiração para a estrutura que será montada na cidade.

O grupo foi recepcionado pela presidente da empresa, Reginalva Mureb, que reforçou a grande conquista celebrada por Camboriú. “A implantação de um sistema de esgotos é algo que serve de exemplo, nem todos os municípios conseguiram encontrar soluções para o esgotamento sanitário. Como o próprio nome já diz, é um serviço básico, fundamental para qualidade de vida e desenvolvimento da cidade”, comenta ela. “É importante que a equipe conheça as estruturas de perto, o barulho é mínimo assim como o odor, não recebemos reclamações nesse sentido”.

Já o prefeito de Camboriú, Elcio Rogerio Kuhnen, agradeceu a recepção da empresa e lembrou que, infelizmente, “Camboriú vive há décadas problema graves com crescimento desordenado e falta de destino dos efluentes. Contudo, a resolução desse problema era uma das prioridades de gestão. Um dos nossos principais objetivos é a recuperação do rio Camboriú, assim como o rio Peroba e todos os mananciais que compõem a região”, conclui ele.

Durante o encontro foi realizada a apresentação do projeto que irá compor o sistema de Camboriú, incluindo as características da ETE. Conforme o gerente de operações Vilmar Pereira, uma cidade com esgotamento sanitário possui diversos pontos positivos que destacam o município, como melhores indicadores de educação, valorização imobiliária, desenvolvimento do turismo, preservação ambiental e incremento no emprego, por exemplo.

“O projeto de Camboriú prevê uma ETE com capacidade de tratamento de 210 l/s funcionando por meio de Sistema Biológico Terciário Lodo Granular Aeróbio que garante a remoção de mais de 90% de carga orgânica”, explica ele. “Além disso, serão aproximadamente 500 km de rede a serem implantados além de 31 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE)”, completa.

Por fim, a diretora executiva das empresas, Maraísa Mendonça, lembrou como é importante que o rio Camboriú receba menos carga orgânica nos efluentes tratados para a sua recuperação. “Tivemos experiências em outros municípios com um resultado muito significativo com o início do tratamento, retorno da fauna e flora local e recuperação dos mananciais”, encerra ela.

Além do prefeito, também estiveram presentes na visita técnica o vice-prefeito Júnior Cardoso, Isaías Vivilaqua – secretário de Saneamento Básico, Iranete Rosa – presidente da Fucam, Jucelino Kazmierczak- engenheiro secretaria de obras, Jeferson Januário Pereira – secretaria de planejamento urbano, Valdelice Siqueira – Diretora de Comunicação. Os vereadores Alexandre Silveira, Zé Branco, Marcio Pereira e Inalda do Carmo também fizeram parte da comitiva.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade