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Startup catarinense encontra solução para ampliar a recorrência de compra em pequenas e médias empresas

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE) do IELUSC e da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AEP) da instituição, coordenados respectivamente pela professora Danielle Antunes e pelo professor Ricardo Steiner

by da Redação

Dois acadêmicos do curso de Administração da Faculdade IELUSC de Joinville, Carolaine Bastos Oliveira e Josué Silva de Oliveira, estão transformando em realidade uma ideia que surgiu durante uma disciplina do curso, com o potencial de se tornar um grande diferencial para empresas de médio e pequeno porte.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE) do IELUSC e da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AEP) da instituição, coordenados respectivamente pela professora Danielle Antunes e pelo professor Ricardo Steiner. “Chegar até aqui não foi fácil. Depois de quatro tentativas e muitos insights, montamos um modelo de negócio assertivo. Neste momento, estamos finalizando a plataforma NORTEIA, que tem como objetivo ampliar a recorrência de compra e a fidelização dos clientes de pequenas e médias empresas”, explica Josué Silva de Oliveira.

A startup NORTEIA disponibilizará uma plataforma de baixo custo que monitora a rotina de compra do cliente e, a partir dessas informações, automatiza comunicações. “O dia a dia da empresa ocupa muito tempo do pequeno empresário. Muitas vezes, ele fica envolvido com a geração de notas fiscais, boletos, cobranças e estoque, dedicando pouco tempo ao pós-venda. O sistema monitora o histórico de compra do cliente e, de forma automatizada, oferece outros produtos com base no comportamento de consumo”, detalha Josué.

A grande novidade é que o projeto foi selecionado para integrar o ambiente de incubação do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (InovaParq), que visa estimular e apoiar o empreendedorismo inovador. O parque possui uma estrutura importante voltada para o desenvolvimento tecnológico. “Em dois meses teremos o primeiro MVP para testes. Algumas empresas serão convidadas a testar e avaliar a plataforma”, revela.

Sobre o nome da startup, Josué comenta que Norteia surgiu em razão dos dois acadêmicos serem provenientes do Norte (Amazonas) e Nordeste (Sergipe) do país. O desenvolvimento da marca foi realizado pela AEP – Agência Experimental de Propaganda do IELUSC. O coordenador da AEP, professor Ricardo Steiner, afirma que esse projeto é motivo de orgulho para os estudantes que trabalham na agência e tiveram a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do nome e da marca. “Foi uma tarefa bastante desafiadora, que exigiu muita pesquisa, criatividade e trabalho duro”, informa Steiner.

O projeto da plataforma também gerou um artigo, apresentado no ano passado por Josué e Carolaine durante o 4º CONIPE – Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão do IELUSC, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão.
A coordenadora do CADE, Danielle Antunes Oliveira, comenta que o projeto é um orgulho para o IELUSC. “Os dois estudantes aproveitaram os insights de palestras e trocaram muitas ideias com os professores, especialistas em suas áreas, ao longo da jornada acadêmica, para aprimorar o desenvolvimento da plataforma. É uma satisfação podermos auxiliar empreendimentos dos acadêmicos em fases iniciais, oferecendo suporte gerencial e técnico para que se desenvolvam e prosperem no mercado.”, ressalta a docente.

O CADE oferece consultoria gratuita às micro e pequenas empresas da região Norte catarinense. O contato do CADE é o cade@ielusc.br. Informações sobre a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AEP) no e-mail: agencia.aep@ielusc.br.

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