Após a Polícia Militar Rodoviária (PMRV) ter sido informada da ocorrência de diversos furtos de módulos eletrônicos de caminhões ocorridos na cidade de Concórdia no dia 26 de maio, foram colhidas algumas imagens, que foram analisadas, e, com isso, foi possível identificar um possível veículo que poderia ter sido utilizado no cometimento dos crimes.
Na madrugada de desta quarta-feira, 5, um veículo com as mesmas características foi abordado na SC-480, próximo ao entroncamento com a BR-282, pela guarnição da PMRv de Bom Jesus. No veículo haviam três homens, um de 23 anos (condutor), um de 24 anos e outro de 18 anos.
Durante a busca veicular, os policiais encontraram no porta-malas três módulos servo de embreagem de caminhão, dois módulos de caixa de câmbio de caminhão e duas caixas de ferramentas. Questionados, sobre a origem dos objetos, dois dos envolvidos permaneceram em silêncio, enquanto o homem de 24 anos afirmou que havia sido convidado pelo condutor para buscar peças automotivas em Xanxerê e Faxinal dos Guedes. Ele confessou que o condutor e o passageiro de 18 anos coletavam as peças nos estacionamentos dos postos de combustíveis enquanto ele ficava de vigia.
Como a ocorrência aconteceu na madrugada, até aquele momento não haviam vítimas identificadas, uma vez que geralmente os marginais agem durante a noite e madrugada, e os motoristas só acabam percebendo o furto dessas peças quando vão reiniciar seus deslocamentos, geralmente ao amanhecer do dia.
Com apoio da Polícia Militar de Xanxerê, uma guarnição foi enviada aos possíveis locais onde o veículo poderia ter circulado, constatando que um caminhão que estava estacionado no pátio da empresa de veículos Ideal, estava sem dois módulos de caixa de câmbio. O proprietário do caminhão, um homem de 35 anos, confirmou o furto das peças.
Até a manhã desta quarta-feira, 5, foram identificados pelo menos cinco caminhões, dos quais foram retiradas as peças durante a madrugada, na cidade de Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
Diante dos fatos, os três envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos, com o apoio da Polícia Militar de Xanxerê, para a delegacia. As vítimas dos furtos foram identificadas e orientadas a comparecer na DP para formalizar as queixas.