Publicidade

Chuva intensa, volumosa e abrangente resulta em ocorrências de alagamentos, deslizamentos e inundações em SC

Os volumes elevados de chuva foram provocados pela atuação de uma frente fria, combinada a uma grande quantidade de umidade transportada da Amazônia para a Região Sul do Brasil

by da Redação

Figura 1: Composição das imagens dos radares meteorológicos da Defesa Civil de SC, às 21h40. 

O período entre a noite desta sexta-feira (17) e a madrugada de domingo (19) foi marcado por chuvas intensas e volumosas em Santa Catarina. Foram observados acumulados bastante elevados no estado, em especial na região do Alto Vale do Itajaí, onde os valores médios registraram por volta de 150 mm e com pontuais acima de 200 mm. Na Grande Florianópolis, em média, os acumulados ficaram em torno de 100 mm, com pontuais de até 160 mm. Estes altos acumulados de precipitação resultaram em diversas ocorrências de alagamentos, inundações e deslizamentos. Os maiores acumulados registrados são apresentados na tabela a seguir. 

Tabela 1: Maiores acumulados de precipitação nas últimas 48h. Dados: Defesa Civil de SC, EPAGRI/CIRAM e INMET

Os volumes elevados de chuva foram provocados pela atuação de uma frente fria, combinada a uma grande quantidade de umidade transportada da Amazônia para a Região Sul do Brasil. Na imagem dos radares meteorológicos abaixo é possível observar a chuva que atuava na noite de sábado, por volta das 21h00. Nota-se que a frente fria ainda provocava chuva de forma abrangente por grande parte das regiões, em especial entre o Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Os tons em amarelo e vermelho indicam regiões de chuva moderada a forte. 

Devido a esses volumes de chuva, os rios apresentaram significativa elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas. Na região do Alto e Médio Vale diversos municípios registraram inundações entre a tarde de sábado (18) e a manhã do domingo (19), quando os rios atingiram níveis de emergência, como Rio do Sul, Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Lontras, Blumenau e Presidente Getúlio. Ainda, na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim, devido às chuvas principalmente em áreas de cabeceira, os pontos de monitoramento nos municípios de Vidal Ramos e Botuverá atingiram níveis de emergência, e Brusque atingiu nível de alerta para inundação, sendo registrado extravasamento em diversos pontos nesses municípios.

Já na região da Grande Florianópolis, na bacia hidrográfica do rio Tijucas, os rios nos municípios de Nova Trento, Major Gercino e São João Batista também apresentaram elevação neste período, com destaque ao município de São João Batista, onde o nível do rio Tijucas atingiu nível de alerta, causando extravasamento do rio no município. A tabela a seguir apresenta os níveis nos principais pontos monitorados nestas regiões.

Tabela 2: Níveis dos rios nas estações de monitoramento às 10 horas. Dados: Defesa Civil de SC, EPAGRI/ANA

Vale ressaltar que as chuvas volumosas no decorrer do sábado e os riscos associados estavam previstos, entretanto, o processo de formação de uma baixa pressão intensificou as chuvas e provocou temporais já na noite de sexta-feira (17), condição que os modelos meteorológicos não conseguiram representar de forma adequada. Assim, neste cenário, o sábado (18) deu início com acumulados de precipitação e níveis dos rios acima do previsto, agravando o cenário projetado anteriormente. 

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

NOTA METEOROLÓGICA N° 044/2024 – Elaborado em: 19 de maio de 2024

Meteorologistas: Francine Sacco e Caio Guerra | Meteorologista Chefe: Felipe Theodorovitz | Hidrólogo: Dieyson Pelinson

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.