A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras vai sediar o lançamento do livro “Lagoa: Histórias de nossa terra e de nossa gente” nesta sexta-feira, 17 de maio, às 20h. A produção de Antônio Vicente de Sant’Ana e Aline Carla de Sant’Anna foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A obra foi desenvolvida por tio e sobrinha, que foram criados na localidade. “O bairro Lagoa mora em nossos corações e a nossa família também ajudou a contar essa história”, enfatiza a autora, Aline Carla de Sant’Anna. Os moradores foram importantes fontes de informação e são personagens da narrativa.
A história conta com detalhes da chegada dos primeiros habitantes do bairro, no século XIX, e também os ciclos de trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo, desde os engenhos de cana de açúcar e farinha.
A viabilização do repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo aos artistas do município é realizada pela Fundação Cultural. “A Lei Paulo Gustavo tirou esse sonho da gaveta”, destacou Aline. A obra é acessível, com QR Code para acesso ao audiolivro.
Lei Paulo Gustavo de Apoio à Cultura
A LPG distribuiu cerca de R$ 220 mil reais para agentes culturais de Balneário Piçarras em dois editais: Audiovisual e Outras Áreas, como dança, música e literatura. O município destinou 5 % dos recursos para pagamento de pareceristas e ações de acessibilidade dos editais locais.