A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14/5) uma operação para apurar fraudes à Previdência Social realizadas por organização criminosa que atua no estado de Santa Catarina. Além reunir provas de autoria e materialidade em crimes de lavagem de dinheiro, a PF também busca a recuperação de valores desviados pela organização por meio da apreensão de bens. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais na cidade de Itajaí/SC.
A ação de hoje é mais uma etapa da investigação iniciada em 2021 para combater fraudes contra a Previdência Social por meio de implantação de benefícios previdenciários irregulares em nome de terceiros, arregimentados por criminosos mediante a promessa de divisão dos valores apropriados ilicitamente.
Os indícios apurados até o momento indicam que a organização movimentava grandes quantias em espécie e se utilizava de terceiros cooptados para ocultar o patrimônio amealhado, em transações típicas de lavagem de dinheiro.
Pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e de formação de organização criminosa, os investigados poderão ser condenados a até 18 anos de prisão.
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina