Em reunião na tarde desta terça-feira, dia 07, na Câmara de Camboriú, os vereadores se reuniram com representantes do Executivo, dos mercados locais e empresários agropecuários do município, para conversar com o Diretor Financeiro do CIM-AMFRI, Jaylon Jander Cordeiro da Silva. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas e debater sobre a participação de Camboriú no programa de inspeção do Consórcio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
O programa em questão é conduzido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), e visa assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal. Além disso, o programa promove a formalização dos estabelecimentos produtores, respeitando as particularidades dos diferentes produtos e escalas de produção.
A adesão do município ao programa de inspeção, permite que os produtos produzidos em Camboriú possam ser comercializados em todos os municípios integrantes da AMFRI, ampliando o mercado para os produtores locais. Porém, os produtores questionam a forma como o serviço é oferecido e a própria burocracia da inspeção, o que faz com que muitos estabelecimento desistam de ingressar no programa.
Durante a reunião, foram discutidos os benefícios da participação no programa e os entraves encontrados durante sua execução. Os vereadores ficaram de analisar as legislações referentes a inspeção, no âmbito municipal e estadual, para junto com os interessados chegar a uma solução que seja viável para todos.