Publicidade

Bairro da Barra terá fumacê nesta segunda-feira

A ação contra a dengue, que atingirá uma área de cerca de 30 hectares, estava prevista para a madrugada da sexta-feira passada (3), mas teve ser transferida para esta segunda em razão da chuva

by da Redação

Foto David Iesus Cruz/Secretaria da Saúde/Arquivo

Na tarde desta segunda-feira (6), uma caminhonete-fumacê estará no Bairro da Barra, pulverizando inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), começa às 17h30 e vai percorrer o trecho da Rua Bento Cunha à Rua Ivo Januário Reis, a partir das avenidas Hermógenes Assis Feijó e José Francisco Vitor.

A ação contra a dengue, que atingirá uma área de cerca de 30 hectares, estava prevista para a madrugada da sexta-feira passada (3), mas teve ser transferida para esta segunda em razão da chuva. Para esta aplicação do inseticida, será usado um equipamento adquirido recentemente pela Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú (um minigerador de aerossol UBV), o qual ficará sobre a caminhonete, atomizando o veneno. A ação ocorre em parceria entre o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú e o governo do Estado, que cedeu técnicos para auxiliar na utilização do equipamento novo.

A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores deixem portas e janelas abertas para o produto entrar nas residências durante a aplicação. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas. Outra orientação é não ficar na direção em que o equipamento sobre a caminhonete atomiza o veneno. Quem estiver na rua, deve trocar de direção ao visualizar o veículo, evitando o contato direto com o produto.

A ação é feita em áreas com casos positivos de dengue. O objetivo é bloquear a transmissão da doença.

O inseticida utilizado no fumacê age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. Portanto, a Secretaria da Saúde enfatiza que a população deve eliminar criadouros do Aedes aegypti e aceitar a vistoria de agentes de endemias. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.

Em caso de chuva, o fumacê será adiado.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade