Professores de História da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico nesta segunda-feira (22). O objetivo da atividade, ministrada por servidores da Fundação Cultural, foi apresentar o Arquivo Histórico como instituição de apoio aos profissionais da educação.
Local de salvaguarda de documentos, memória, pesquisa e difusão cultural, o Arquivo Histórico é um aliado dos professores para elaboração de ações educativas, composição de conteúdo (com informações, dados ou imagens) e visitas monitoradas para ilustrar e fixar os conteúdos. A instituição pode também inspirar a criação ou organização de arquivos setoriais nas escolas ou em bairros.
Na oficina, foram apresentados jogos pedagógicos desenvolvidos pela equipe do Arquivo Histórico. Durante a formação, os professores desenvolveram uma atividade pedagógica com base em fontes primárias e tiveram a oportunidade de manusear bens do acervo.
Localizado na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500, o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú tem um acervo de cerca de 100 mil documentos em diversos suportes: audiovisual, fotográfico, jornais, atas, plantas heliográficas, mapas, cartões-postais e uma variedade de materiais informativos.