Publicidade

Pró-Rim realiza exposição em Brasília, na Câmara dos Deputados

Além de uma mostra com orientações sobre prevenção e doença renal, a entidade participará de audiência pública

by da Redação

A Fundação Pró-Rim, com unidades em Santa Catarina e Tocantins, realiza entre 22 e 26 de abril uma exposição em Brasília, na Câmara dos Deputados. O tema da mostra é “Semana de Prevenção de Doenças Renais” e tem por objetivo conscientizar os parlamentares e a população sobre a saúde dos rins.

Nos materiais que estarão na mostra constarão informações sobre as principais causas da doença renal, como hipertensão e diabetes, além de dados sobre a realidade da doença renal no Brasil e nos estados, bem como um panorama nacional de transplantes e pacientes em lista de espera para receber um rim. Também haverá uma equipe de profissionais para aferir pressão e realizar teste de glicemia capilar.

A abertura da exposição será na terça-feira, dia 23 de abril, às 16h30, com a presença do 2º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, e do presidente da Fundação, Maycon Truppel Machado. Porém, desde segunda-feira (22) o Espaço Mário Covas estará pronto para receber visitantes, servidores públicos, deputados e senadores que queiram saber mais sobre as doenças renais e cuidados com esse órgão.

Também no dia 23 de abril, a Pró-Rim participa da audiência pública “Diagnóstico, prevenção e tratamento das Doenças Renais, na Comissão de Saúde. Um dos fundadores da instituição, dr. José Aluísio Vieira, e o médico nefrologista e presidente do Conselho Curador da Pró-Rim, dr. Marcos Alexandre Vieira, estarão presentes. A audiência será às 10h, no Plenário 07.

A doença renal

A Doença Renal Crônica é silenciosa, sem sintomas em sua fase inicial, trazendo sinais característicos em fases chamadas “terminais”, quando os rins estão com funcionalidade abaixo de 20%. Por isso, é indispensável a realização de exames periódicos para identificar possíveis alterações em suas fases mais incipientes.

Uma a cada dez pessoas no mundo possuem algum tipo de doença renal. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que até 2040, a doença renal crônica será a quinta maior causa de mortes no mundo. Uma verdadeira epidemia.

No Brasil, mais de 157 mil pacientes realizam diálise ou terapia renal substitutiva. Além disso, em torno de 40 mil pessoas aguardam em lista de transplante de rim.

A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, pelos médicos nefrologistas dr. José Aluísio Vieira e dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho. Uma entidade de administração privada, filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal.

A Fundação Pró-Rim recebe 99,8% dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde, o SUS. Realiza mais de 115 mil sessões de hemodiálise por ano e contabiliza 2 mil transplantes renais.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade