Na última quinta-feira (11), o Governo Municipal através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizou a Oficina de Empregabilidade e Inclusão Social, evento este que foi realizado devido a uma parceria entre o CAPS e o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Porto Belo, por meio do programa Emprega Mais.
A iniciativa teve como objetivo capacitar e orientar os participantes sobre os caminhos para a inclusão social e profissional, com palestras abrangentes ministradas por especialistas. Luciana Mendes abordou sobre Inclusão Social e Apresentação Pessoal, enquanto Melissa Castilho palestrou sobre Empreendedorismo. Além disso, Felipe Mescolotto compartilhou Dicas Práticas do SEBRAE para elaboração de currículos. A oficina contou com a participação dos usuários e familiares, bem como funcionários do Caps.
O Caps desempenha um papel fundamental como serviço prioritário de atendimento a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo aqueles decorrentes do uso de álcool e outras substâncias. Uma de suas metas é a reabilitação psicossocial, que inclui garantir a cidadania e a inclusão social de seus usuários. Nesse contexto, a parceria entre o CAPS e o SINE de Porto Belo visa promover a geração de emprego e renda, contribuindo para a reintegração dos participantes na sociedade.