A Prefeitura de Penha, por meio do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, intensifica as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Nesta quarta-feira (10), a equipe realizou a aplicação de inseticida no Mariscal – localidade com maior número de casos da cidade.
A aplicação é feita apenas em localidades com casos positivos contabilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e que estejam no prazo de 14 dias a partir dos primeiros sintomas – segundo critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.
O Programa de Dengue continua com as ações de rotina como aplicação de larvicida e inseticida, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas, inspeções quinzenais aos pontos estratégico e retornou com o tratamento específico nos bairros.
Até nesta quarta-feira (10) foram registrados 1101 casos positivos, contabilizados a partir de janeiro deste ano, e 95 pacientes aguardam resultado.
SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável