A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Porto Belo, na manhã de hoje (10/04), deflagrou a Operação Gold, dando cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Porto Belo, nas cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e São Paulo, referente à investigação do crime de roubo à residência ocorrido em 05/01/24.
O roubo ocorreu em uma residência à beira-mar, no centro da cidade e teve como vítima um casal de idosos, com mais de 70 anos de idade, três assaltantes praticaram o roubo com arma de fogo, amarraram as vítimas em uma cadeira, pelas mãos, pés, barriga, amordaçaram com uma fita cobrindo a boca, mantiveram as vítimas reféns por mais de uma hora com grave ameaça exercida pelo emprego de arma de fogo, ao irem embora ainda colocaram um lençol cobrindo a cabeça das vítimas e amarraram uma corda ao redor do pescoço. Subtraíram joias, objetos diversos, bebidas e o carro das vítimas.
De acordo com a Delegada Luana Backes, as investigações apuraram que foram três autores que executaram o crime, os quais tinham informação privilegiada da residência e das vítimas, bem como a participação de outros três homens que repassaram a informação e auxiliaram no levantamento da residência das vítimas. Todos foram identificados e indiciados, sendo então representando pela prisão preventiva dos três executores e mandados de busca e apreensão.
Durante as buscas restaram apreendidas vestimentas que os assaltantes usaram no dia do crime, objeto roubado da casa da vítima e um veículo Elantra que pertence ao mentor do crime e foi utilizado para a prática do crime, sendo representado pelo seu perdimento para que seja alienado e o valor restituído às vítimas em razão do prejuízo material.
A operação contou com a participação de 25 Policiais Civis, das Delegacias de Polícia de Porto Belo, Bombinhas e Balneário Camboriú, Divisão de Investigação Criminal – DIC de Itajaí, Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais – DEIC/PCSC e 1ª Delegacia de Capturas – DOPE da Polícia Civil de São Paulo.