Mesmo com o crescimento acelerado nos últimos anos, Porto Belo se destaca como referência no abastecimento de água em Santa Catarina. Desde 2021, o município não registra falta de água, inclusive em datas de grande movimentação como Natal, Ano Novo e Carnaval.
Este cenário positivo é resultado das constantes melhorias na rede de água viabilizadas pela Prefeitura Municipal. As obras de captação, tratamento, reservação e distribuição de água possibilitaram, inclusive, que a cidade fornecesse água para cidades vizinhas em momentos de necessidade.
“As obras de investimento e melhorias na rede de água de Porto Belo são planejadas para garantir o bem-estar da população a longo prazo. Por meio de estudos e análises, identificamos as necessidades do município e realizamos as intervenções necessárias para garantir a qualidade e a eficiência do abastecimento, mesmo com o crescimento populacional e o aumento do consumo”, explica Bruna Bassani, gerente operacional da EBS, empresa responsável pela operação e manutenção do sistema.
O mês de janeiro de 2024 foi o recorde de volume distribuído desde 2021, com 301.361 m³. Já em fevereiro, o consumo total foi de 262.872 m³/mês. Apesar do aumento no consumo durante o Carnaval, não houve necessidade de racionamento ou medidas restritivas.
Planejamento para o futuro garante qualidade de vida
As obras acompanham o desenvolvimento de Porto Belo ao longo dos anos e focam na garantia da qualidade de vida da população. O município, que se tornou um importante ponto turístico do litoral catarinense, conquistando o título de Capital Catarinense dos Transatlânticos, precisa de um sistema de abastecimento eficiente e preparado para o crescimento futuro.
“Em todas as ações e obras estamos pensando no futuro de Porto Belo e em relação à água, não pode ser diferente. Hoje nossa maior preocupação é com o abastecimento de água no futuro, é preparar a cidade para o crescimento e o desenvolvimento que já estamos presenciando. Este trabalho junto com a Porto Belo Abastecimento é resultado das nossas preocupações e temos certeza que estamos fazendo o melhor para preparar a nossa cidade para as próximas gerações”, afirma o prefeito Joel Lucinda.
A média do volume mensal distribuído em 2023 foi de 237.332 m³/mês, o que representa 2.847.981 m³/ano. Desde setembro de 2021 até dezembro do ano passado, foram distribuídos 5.903.453 m³ no município.
Algumas das principais obras realizadas nos últimos anos:
- Desassoreamento do Rio Perequê à montante da captação
- Reforma da Caixa de Contato da Estação de Tratamento de Água
- Substituição de aproximadamente 1000 metros de rede na Avenida Governador Celso Ramos
- Ampliação de 1400m de rede na nova Avenida Santino Voltolini
- Estudo para a construção de um reservatório de 2 milhões de litros anexo à Estação de Tratamento de Água, previsto para final de 2024
Porto Belo também consegue apoiar municípios vizinhos para evitar falta d’água na região. Em 2023, a cidade ajudou no abastecimento de cidades em diversas ocasiões, principalmente durante a alta temporada, quando o consumo aumenta consideravelmente.
Com investimentos constantes e planejamento a longo prazo, Porto Belo se consolida como referência em abastecimento de água em Santa Catarina, garantindo qualidade de vida para seus moradores e turistas.