Publicidade

Violência contra menores é tema de encontro

Atividade reuniu profissionais da Educação Infantil de Balneário Camboriú

by da Redação

Cerca de 50 profissionais da Educação Infantil da rede pública de Balneário Camboriú participaram, nessa terça-feira (19), do encontro formativo Revelação espontânea: orientações para não revitimização da criança e/ou adolescente e o papel da escola. O evento foi oferecido pela Secretaria de Educação no auditório da Guarda Municipal.

A atividade buscou o fortalecimento das redes de apoio a menores em situação de violência e suas famílias, uma vez que o ambiente escolar atua como uma das portas abertas para ouvir e acolher a revelação espontânea de crianças sob tais condições. A abordagem do tema teve como referência a implementação do Fluxo de Atendimento para Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ ou Testemunhas de Violência do município de Balneário Camboriú – aprovado pela Resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 050/2022 – e viabilizou, entre os participantes, o estabelecimento de uma linguagem em rede, tendo como referência a garantia dos direitos das crianças vítimas ou em situação de violência.

Questões envolvendo a necessidade de cuidado para evitar a revitimização dos menores no espaço educacional, a importância de saber ouvir e acolher os relatos das crianças e a preservação do respeito e da ética diante desses relatos, entre outras, estiveram em pauta.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade