Objetos que podem acumular água são lugares propícios para a proliferação do Aedes aegypti. Com o aumento dos casos de dengue no município de Camboriú, tais itens precisam de uma maior atenção. Pneus, garrafas vazias, baldes e entre outros objetos devem ser armazenados em locais secos. Caso queira descartar algo, não jogue na rua.
A Prefeitura de Camboriú conta com um Ecoponto, que é o local mais indicado para depositar itens que não serão mais usados. A unidade, localizada na Rua Rio Pardo, no bairro Rio Pequeno, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No Ecoponto são recebidos e organizados os materiais recolhidos. O espaço fica anexo a um antigo aterro sanitário.
No Ecoponto podem ser descartados eletroeletrônicos, pneus de todos os tipos e materiais blindados (pilhas baterias, celulares e geladeiras). Já produtos de vidro, como garrafas e lâmpadas, podem ser entregues tanto inteiras, como quebradas. Vale ressaltar que o local não faz o recebimentos de entulhos. Todos os itens que acumulam água recolhidos pelo Programa de Combate à Dengue de Camboriú são destinados ao Ecoponto.