A gestão dos resíduos domiciliares foi o tema de uma oficina de educação ambiental desenvolvida com alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube na manhã desta segunda-feira (18). Na atividade, os estudantes aprenderam como aproveitar os resíduos orgânicos para compostagem.
Conhecida como um processo de reciclagem do lixo orgânico, a compostagem transforma a matéria orgânica em adubo natural para ser usado na agricultura, jardins e plantas, substituindo produtos químicos.
Para a oficina, que faz parte das ações de educação ambiental do Programa Bandeira Azul promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, os estudantes separaram resíduos orgânicos gerados no CEM, como cascas de frutas, legumes e verduras. A intenção dos alunos é fazer uma composteira e uma horta na escola. A oficina foi ministrada pelo Espaço Rural Panaceia.
Programa Bandeira Azul
Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.