Cerca de 90 mudas nativas de restinga foram plantadas nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho na tarde desta quinta-feira (7). A ação, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, objetivou sensibilizar a população sobre a importância dessa vegetação litorânea.
Participaram do plantio vereadores mirins, os quais, como figuras públicas da sociedade, vão levar os conhecimentos adquiridos para demais estudantes e para discussões na Câmara de Vereadores. Também envolveu-se na atividade o grupo Arteiras de Taquaras, formado por artesãs e artistas. As artesãs produziram placas informativas sobre os cuidados com a natureza, que foram distribuídas nas três praias.
Antes de iniciarem o plantio, os vereadores mirins ouviram a oceanógrafa da Secretaria do Meio Ambiente, Luana Mocelin de Camargo, sobre o significado da preservação da vegetação litorânea. A restinga é um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas (nativas) e tem muitas funções socioambientais, entre elas, a de fixar a areia, protegendo a praia de eventos erosivos das ondas e marés. Foram utilizadas espécies como Ipomoea pes-caprae (batateira-da-praia), Blutaparon portulacoides (capotiraguá), Hydrocotyle bonariensis (acariçoba), Panicum racemosum (capim-das-dunas) e Canavalia rosea (feijão-da-praia).
Vereador mirim e estudante do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, Pedro Ladeira ajudou a conservar o ecossistema. “A restauração da restinga preserva o meio ambiente e é importante para as futuras gerações terem esse tipo de conscientização”, disse Pedro.
Também estava na ação a presidente da Câmara Mirim de Balneário Camboriú, Lara Landeira, estudante do Colégio COC. “Essa ação ambiental é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da restinga. Na nossa Praia Central, que é muito famosa pelo turismo, a gente tem esse problema de chuvas, enchentes, então a restinga tem toda essa importância para proteger a nossa praia e a nossa cidade desses possíveis e eventuais acontecimentos e fenômenos da natureza”, comentou Lara.
A atividade integrou a programação de educação ambiental desenvolvida durante a temporada de verão nas três praias contempladas com a certificação Bandeira Azul.
Programa Bandeira Azul
Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.