Publicidade

Vereadora Juliana Pavan propõe técnicas para restaurar o Rio Camboriú

Medidas visam combater a poluição e preservar o recurso hídrico essencial para a região

by da Redação

O Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, tem enfrentado problemas sérios de poluição, assoreamento, erosão e perda de biodiversidade. Esses problemas são atribuídos ao crescimento urbano, problemas de saneamento básico, desmatamento e descarte irregular de resíduos.
A Vereadora Juliana Pavan, do PSDB, apresentou uma indicação à Prefeitura de Balneário Camboriú, sugerindo medidas para a restauração do Rio Camboriú, um dos principais recursos hídricos da região. “Precisamos de uma ação integrada e contínua, envolvendo os poderes públicos, empresas, organizações e a sociedade civil para preservar e valorizar esse recurso vital para o desenvolvimento e o bem-estar de todos”, defende Juliana.

A parlamentar solicitou ao executivo a aplicação de três técnicas principais para a restauração do rio: dragagem, gradeamento e técnicas ecológicas. A dragagem envolve a remoção de sedimentos do fundo do rio para aumentar a profundidade e a vazão do canal, melhorando a circulação da água e evitando inundações. O gradeamento consiste na instalação de grades ou telas nas entradas e saídas do rio para impedir a passagem de resíduos sólidos, protegendo a fauna e a flora aquáticas. As técnicas ecológicas incluem o plantio de vegetação nativa, a criação de áreas de preservação permanente, a implantação de sistemas de tratamento de esgoto e a educação ambiental.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.