Entre os dias 9 e 13 de janeiro, foram arrecadadas 11,5 toneladas de coco em Balneário Piçarras. A ação faz parte de um projeto realizado pela prefeitura através do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), no qual a fibra do fruto é destinada para ser utilizada em hortas escolares, arborização urbana, paisagismo público, materiais de artesanato e decorações. O principal objetivo é mostrar que o aproveitamento integral do coco pode gerar benefícios ambientais e sociais significativos.
“Tivemos cinco dias de festa durante os quais recebemos muitas pessoas, o que consequentemente gerou um grande número de cocos que, se não fosse por este projeto, iriam para o lixo sem nenhum aproveitamento. Saber que tudo isso terá um destino útil é muito gratificante”, comenta o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.
A presidente do IMP, Liara Padilha, comenta que além de todos os benefícios para a população, o projeto também promove a sustentabilidade local e incentiva práticas conscientes de consumo e descarte. “Um de nossos grandes focos é fortalecer a conexão entre a comunidade e o meio ambiente, sensibilizando para a importância da preservação dos recursos naturais e incentivando a adoção de hábitos sustentáveis que contribuam para um futuro mais equilibrado e saudável para todos”, destacou.