Na manhã do dia 05 de janeiro de 2024, por volta das 09h48, a Guarda Municipal de Itajaí (GMI) foi acionada pela central para atender a um acidente de trânsito na R. Amaro Jacques, Fazenda, próximo à igreja local e esquina com a R. Abraão Bernardino Rocha.
Ao chegarem ao local, a guarnição deparou-se com uma Mercedez Benz, prata, envolvida em um acidente. Um indivíduo se apresentou como condutor do veículo, ainda testemunhas confirmaram que o indivíduo estava dirigindo o veículo. O acidente resultou na derrubada e amassamento de uma placa R1 (Parada Obrigatória), localizada entre as esquinas Gorino Bernardes e Amaro Jaques, ainda danos na calçada, no veículo e acionamento do air-bag do veículo.
Durante a abordagem, observou-se uma substância análoga à cocaína no console do carro. O condutor em interação com a guarnição, apresentou-se agitado, com pupilas dilatadas, fala ofegante, agressivo, odor etílico, trajando apenas bermudas desalinhadas e tênis.
Apesar da oferta do teste do etilômetro, o indivíduo recusou, deste modo, foi lavrado o Auto de Infração de Trânsito pela recusa. O veículo foi removido ao pátio. A verificação no sistema policial indicou que o indivíduo ainda não possuia habilitação.
Devido ao comportamento agitado e agressivo, o indivíduo foi algemado para garantir a segurança, tanto dele quanto da guarnição, e conduzido à UPA Cordeiros para atendimento médico. Apesar de recusar atendimento. Posteriormente, o indivíduo foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícia e, em seguida, foi conduzido à Central de Plantão Policial com seus pertences para os procedimentos legais.