“O cuidado com as pessoas é política pública municipal prioritária em Balneário Camboriú. E a busca por inovação e tecnologia vem ao encontro dessa política pública inclusiva que promovemos na cidade. Estamos adquirindo, agora, equipamentos que utilizam inteligência artificial da mais alta tecnologia para permitir que pessoas que não enxergam possam ter o privilégio de ler um livro, reconhecer o rosto de uma pessoa querida, identificar cores e objetos. E tudo isso gratuitamente”, relata o prefeito Fabrício Oliveira.
“Isso, para uma pessoa com cegueira e com baixa visão, é uma revolução. É uma conquista que graças a tecnologia agora é possível, e não vamos deixar de oferecer aos nossos moradores”, pontua o prefeito.
Para implementar essa conquista, a Prefeitura está adquirindo dispositivos que são conectados a óculos comuns e que reconhecem imagens, formas e cores através de câmeras e as transmitem através de áudio, em tempo real, a quem os utiliza.
Chamado OrCam MyEye, este tipo de equipamento permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo do usuário com deficiência visual à informações, sem necessidade de estar conectado à internet. Além disso, é leve, discreto e facilmente acoplado às hastes de óculos comuns.
“Este projeto que estamos implantando transforma a vida das pessoas e cria um impacto significativo na inclusão social delas, fortalecendo o acesso a educação e a informação, permitindo, por exemplo, melhorar suas condições de empregabilidade” completa o Prefeito Fabrício Oliveira.
A entrega das unidades adquiridas pelo Município está prevista para este primeiro semestre, mediante o cadastro dos interessados nas Secretarias de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Além das pessoas beneficiadas com acesso integral aos dispositivos, o município de Balneário Camboriú também irá disponibilizar na Biblioteca Pública Municipal uma unidade do aparelho, para os visitantes do local que tenham interesse em utilizá-lo. Além disso, será feito uma parceria com locais turísticos da cidade para que moradores e visitantes também possam experienciar todas as belezas naturais, encantos e atrações turísticas da nossa bela cidade
Como vai funcionar o acesso a nova tecnologia
Para participar, pessoas portadoras de deficiência visual de todas as idades serão inscritas no programa Proteção Global (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social) para que possam receber um acompanhamento profissional integrativo, com uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. Após avaliação, os participantes que se enquadrarem nas demandas da ação serão contemplados com uma unidade do dispositivo de tecnologia visual em regime de comodato. Posteriormente, receberão acompanhamento para o período de adaptação e realização de ajustes quando necessários. As inscrições já iniciam na segunda-feira dia 15/01/2024.