As fortes chuvas provocaram um arraste significativo de sólidos como areia, terra, galhos de árvores para dentro das barragens das Estações de Tratamento de Água (ETA). Na ETA Areal, onde a captação de água provém da Cachoeira Areal, o arraste de sólidos é ainda maior, o que provoca turbidez e compromete a tratabilidade da água. Para contornar o problema causado pelas chuvas, a solução foi reduzir a vazão de água para que fosse possível manter o nível de qualidade da água tratada.
Neste momento, o sistema da ETA Areal está em recuperação e acaba de atingir a vazão máxima de 111 litros por segundo. No início da manhã operava com em 50% da capacidade, o que causou baixa pressão no abastecimento de imóveis localizados nos bairros Casa Branca, Várzea, Alto São Bento, Tabuleiro, Sertãozinho, Canto da Praia, Ilhota e Centro.
Se as chuvas não se intensificarem, a previsão é que a normalização do abastecimento nos imóveis aconteça gradualmente ao longo desta terça-feira. A orientação é usar a água com prudência. Reiteramos que, caso necessário, o usuário deve entrar em contato com a concessionária pelos números 47 98404-8200 ou 47 3268-8200, por ligação ou WhatsApp.