Publicidade

35ª edição da Marejada é destque em acessibilidade

Evento conta com diversas ferramentas inclusivas, como intérprete de libras, balcão de atendimento exclusivo, cadeira de rodas, entre outros

by da Redação

A 35ª Marejada mantém a acessibilidade como um de seus pilares de destaque. A estrutura do evento é referência e conta com mesa tátil, intérprete de libras, balcão de acessibilidade, cardápios com audiodescrição, cadeiras de rodas, pulseiras de identificação, entre outros mecanismos que tornam a maior festa de pescado do Brasil um lugar apto a receber todos os públicos. Esses serviços estão disponíveis durante toda a festa, das 18h às 21h de segunda a sexta-feira e das 10h às 21h nos fins de semana. 

O Plano de Acessibilidade da Marejada busca garantir a integração, autonomia e segurança para que pessoas com deficiências possam aproveitar a festa em sua totalidade. As ações foram desenvolvidas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi).

Na entrada da Marejada está o Balcão de Acessibilidade para atendimento das pessoas com deficiência. Neste espaço, o público pode retirar pulseiras de identificação para autistas e também tirar suas dúvidas sobre a localização de ambientes, banheiros, restaurantes, entre outros questionamentos. Para Maria Irene, mãe do Pedro, o Balcão de Acessibilidade é inovador: “Ele é uma pessoa com autismo, e fomos bem orientados pela equipe”. Já a mesa tátil tem a função de auxiliar na orientação espacial dos ambientes internos e externos do evento para deficientes visuais e de baixa visão. 

Outro mecanismo de destaque é a audiodescrição. Todos cardápios da Marejada são gravados no formato audiodescritivo para os deficientes visuais e estão disponíveis no balcão de acessibilidade e em todos os restaurantes e bares. 

Para estacionar no evento, em frente ao Centreventos foram criadas vagas prioritárias na via pública. O acesso à Marejada também possui uma entrada prioritária para pessoas com deficiência, obesos, idosos, gestantes, autistas e lactantes. Os banheiros da festa são acessíveis e as equipes de limpeza são treinadas para não deixar nenhum material de trabalho na frente de portas. Em casos de necessidade, a Marejada também disponibiliza cadeiras de rodas em todos os dias e horários. Os espaços foram adaptados com rampas para bem atender pessoas com dificuldades de locomoção.

Todas as equipes que trabalham no evento foram treinadas para lidar com questões de acessibilidade. A Marejada possui ainda uma equipe de libras à disposição em todos os dias de funcionamento do evento para atender ao público surdo. 

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade